Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
COORDENAÇÃO DE BIOLOGIA - PICOS (13.14.03.05.45) |
Código: |
PCSBI169 |
Nome: |
METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
Carga Horária Teórica: |
90 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
90 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
( ( SRNBI169 ) OU ( CPMBI169 ) OU ( CCNBILI169 ) OU ( CCNDIRECAO169_224 ) OU ( PHBBI169 ) OU ( CTEBI169 ) OU ( CCNDIRECAO169 ) )
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
3 |
Ementa/Descrição: |
As diferentes perspectivas sobre a produção do conhecimento científico. A história do ensino de ciências e Biologia no Brasil. As propostas curriculares e os materiais didáticos para o ensino de Ciências e Biologia. As pesquisas sobre o ensino de Ciências e Biologia no Brasil. As dimensões epistemológico-culturais do ensino de Ciências e Biologia. A aplicabilidade dos conhecimentos em educação à metodologia dos processos de ensino-aprendizagem. Atividades de prática de ensino: planejamento, avaliação e ensaios pedagógicos. Dinâmica da construção do conhecimento científico. Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade. Contextualização do ensino de Ciências. Novas tecnologias e o ensino de Ciências. Educação científica não formal
|
|
|
|