APRESENTAÇÃO
O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade e Cultura – PPGSC, Área Sociais e Humanidades, busca integração de diversas áreas (História, Pedagogia, Ciências Sociais e Literatura) compreendendo abordagens plurais que enfatizem a diversidade étnica e cultural dos saberes humanos, as relações de trabalho, práticas sociais, políticas, econômicas e educacionais. O seu caráter interdisciplinar incentiva e objetiva estabelecer intenso diálogo entre docentes e pós-graduandos, na construção dos objetos temáticos e no trato conceitual, ao longo dos tempos históricos e das hierarquias sociais, temporal e espacialmente diferenciadas.
Com área de concentração em Sociedade e Cultura, o Programa possui duas linhas de pesquisa: Trabalho, Educação e Mundo Rural; e Sociedade e Relações Étnico-raciais.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Sociedade e Cultura
O curso de Mestrado Interdisciplinar em Sociedade e Cultura, de natureza acadêmica, compreende abordagens plurais que enfatizem a diversidade étnica e cultural, com amplo temário que compreende as trajetórias de homens e mulheres, seus modos de pensar e agir. Logo, entende-se a teoria da cultura como uma teoria das relações sociais em todos os modos de vida (WILLIAMS, 2011). Nesse sentido, o alinhamento teórico-metodológico em perspectiva trans e interdisciplinar se apresenta como forma alternativa para o estudo e interpretação de temas urgentes da nossa sociedade, as populações rurais e urbanas, seus modos de vida e trabalho, educação e ensino, identidades e representação das populações negras e indígenas. Necessita-se de estudos que contemplem as problemáticas sociais e econômicas frente a dinamicidade da cultura, cujos desdobramentos levem à construção de políticas adequadas. O curso reúne docentes comprometidos com a internacionalização e interiorização do conhecimento, as linhas de pesquisa estabelecem diálogos interdisciplinares entre sociedade e cultura e as questões relativas aos processos identitários e de conflitos, bem como, aqueles relacionados às tensões com os poderes e controles sociais.
LINHAS DE PESQUISA:
1. TRABALHO, EDUCAÇÃO E MUNDO RURAL
A linha reúne temas relacionados ao Trabalho, Educação e Mundo Rural, tematizando esses campos sob uma perspectiva que possibilite a discussão das práticas sociais, políticas, econômicas e educacionais que foram se constituindo ao longo das trajetórias sociais. Nesse sentido, a vivência cotidiana dos diversos grupos é percebida como um lugar de contradições, marcada por conflitos que se dão em variados espaços, sejam eles institucionais, de poder e de trabalho. No Mundo Rural, interessa-lhes compreender as dinâmicas das famílias, as múltiplas maneiras de agir e pensar desses sujeitos, como compõem suas estratégias de sobrevivência e resistência, bem como compreender e os mecanismos materiais e simbólicos de reprodução da pobreza (BOURDIEU, 2007). Para tanto, consideramos o contexto de modernização forçada do campo e o desenvolvimento econômico tendencioso e excludente no século XX, que acelerou o processo de desemprego, desenraizamento, desagregação da família e da comunidade (MARTINS, 2000). Os professores pesquisadores reunidos nesta linha envidam esforços para construção de um alinhamento teórico-metodológico comum em perspectiva de amplo temário: movimentos migratórios; educação; sociabilidades; os limites entre escravidão e trabalho livre; novas e velhas formas de exploração que coexistem no Mundo do Trabalho (HOBSBAWM, 2000); os sentidos do Mundo Rural (MARTINS, 2010); a luta política dos movimentos e organizações sindicais que instituem práticas culturais e sociais na vida cotidiana no espaço rural e urbano, a partir da abordagem multi e interdisciplinar.
2. SOCIEDADE E RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS
A linha concentra estudos e debates sobre os movimentos sociais e culturais – negros e indígenas -, diversidade cultural e suas intersecções com as linguagens artísticas: música, literatura, teatro, cinema, dança e artes visuais, como fruto de interações entre diferentes culturas, que se organizam e estabelecem diálogos e confrontos. Interessa-lhes os processos constitutivos das identidades e relações étnicas e memórias de populações afro-brasileiras e indígenas, experiências, resistências, mobilizações e estratégias, bem como os diversos meios de expressão cultural e artística, que compõem a diversidade da sociedade brasileira. Os diálogos Brasil-África, global-regional serão incentivados, sobretudo, levando em consideração o estímulo a uma perspectiva sul-sul (SANTOS, 2009), que permita ao discente uma visão global dos estudos étnico-raciais. Nessa perspectiva, interessa-lhes as novas interpretações históricas sobre populações afro-brasileiras e indígenas, assim como o pensamento da intelectualidade africana e afro-brasileira, que cumprem papel fundamental para desconstrução de ideias preconceituosas e discriminatórias. Tal perspectiva se inscreve no reconhecimento da cultura através das experiências de sujeitos e grupos comunitários (THOMPSON, 1998). A preocupação com o público que procura a Linha Sociedade e Relações Étnico-Raciais, no sentido de ampliar o debate interdisciplinar, revela as articulações entre a produção do conhecimento acadêmico e o conhecimento escolar, no que diz respeito à formação do professor e à reflexão teórico-conceitual e metodológica sobre os saberes históricos e as relações étnico-raciais. Em linhas gerais, os pesquisadores reunidos nesta linha estabelecem entre si conexão multi-interdisciplinar na compreensão e interpretação do campo paradigmático, teórico e práticas científicas.
OBJETIVOS
→ Promover a capacitação e qualificação do profissional das diversas áreas na pesquisa e docência em Sociedade e Cultura na perspectiva multi e interdisciplinar com contribuição das áreas de: Ciências Sociais, Letras, Pedagogia e História, e também no sentido de superar a hiperespecialização corrente no campo científico.
→ Contribuir no processo de formação continuada de profissionais em nível nacional e em particular, regional, para o desenvolvimento de pesquisas e exercício da docência sob o viés interdisciplinar;
→ Estabelecer diálogos interdisciplinares de temas delineados na linha 1: trabalho, migração, territórios, fronteiras, educação rural e urbana; as dinâmicas das relações no Mundo Rural; formação de professores; e desdobramentos possíveis;
→ Estabelecer diálogos interdisciplinares de temas delineados na linha 2: etnicidades; linguagens; cultura afro-brasileiras e indígenas; e desdobramentos possíveis;
→ Contribuir para a formação de profissionais egressos do Mestrado Interdisciplinar em Sociedade e Cultura, então capacitados para exercício de suas funções no campo da pesquisa e exercício de suas funções como docente de nível superior, como no ensino fundamental, para atuação na docência, na gestão escolar, na construção de políticas públicas com vistas à pluralidade e diversidade da sociedade brasileira, e portanto profissionais aptos a apresentarem novas alternativas para os problemas das sociedade contemporânea.
MATRIZ CURRICULAR
Domínio |
Obrigatórias |
Créd. |
CH |
Optativas |
Créd. |
CH |
Conexo |
Sociedade e Cultura: diálogos Interdisciplinares |
4 |
60h |
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4 |
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Estudos em Pesquisa Interdisciplinar |
4 |
60h |
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4 |
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Área de Concentração |
Seminário da Linha I |
4 |
60h |
Tópico Especial |
4 |
60h |
Seminário da Linha II |
4 |
60h |
Tópico Especial |
4 |
60h |
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Estágio de Docência da Linha I |
4 |
60h |
Tópico Especial |
4 |
60h |
|
Estágio de Docência da Linha II |
4 |
60h |
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4 |
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|
Orientação de Dissertação da Linha I |
4 |
60h |
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4 |
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Orientação de Dissertação da Linha II |
4 |
60h |
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4 |
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CRÉDITOS
Dissertação: 10
Cursos: 24
Total: 34
CURSO AVALIADO E RECONHECIDO PELO MEC
Teléfono: (86) 3213-2547/371
Teléfono 2: (86) 3213-7942
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