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Dissertações |
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HISLLEY FEITOSA MENESES
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A CATENÁRIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
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Orientador : NATA FIRMINO SANTANA ROCHA
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MEMBROS DA BANCA :
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GUILHERME LUIZ DE OLIVEIRA NETO
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ARNALDO SILVA BRITO
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NATA FIRMINO SANTANA ROCHA
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Data: 28/08/2024
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A curva catenária é um fenômeno matemático e físico intrigante que desempenha um papel crucial em várias áreas, como engenharia, arquitetura, e também é encontrada na
natureza. Embora a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabeleça que a mate- mática no Ensino Médio deve ser integrada e aplicada à realidade em diversos contextos,
a catenária sequer é mencionada como exemplo nos livros didáticos. Nesse contexto, este trabalho buscou abordar a questão de como explicar essa curva e suas propriedades no
Ensino Médio. Portanto, o objetivo geral é investigar as propriedades matemáticas e apli- cações da curva catenária e propor uma Sequência Didática (SD) para o Ensino Médio.
Apresentamos a relação entre a BNCC e a catenária, bem como sua história, aplicações e equação. Consequentemente, desenvolvemos o Produto Educacional (a SD), que inclui uma sequência de aulas para o estudo da catenária, com atividades envolvendo pular corda, bolhas de sabão e a construção do arco catenário. Concluiu-se que o estudo da catenária no Ensino Médio e o uso da SD podem potencializar o ensino e a aprendizagem da matemática.
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The catenary curve is an intriguing mathematical and physical phenomenon that plays a crucial role in various elds, such as engineering, architecture, and is also found in nature. Although the National Common Curricular Base (BNCC) states that mathematics in high school should be integrated and applied to reality in various contexts, the catenary is not even mentioned as an example in textbooks. In this context, this work sought to address the question of how to explain this curve and its properties in high school. Therefore, the general objective is to investigate the mathematical properties and applications of the catenary curve and to propose a Didactic Sequence (SD) for high school. We present the relationship between the BNCC and the catenary, as well as its history, applications, and equation. Consequently, we developed the Educational Product (the SD) which includes a sequence of lessons for studying the catenary, with activities involving jump rope, soap bubbles, and constructing the catenary arch. It was concluded that studying the catenary in high school and using the SD can enhance the teaching and learning of mathematics.
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LÍCIO LIMA MEDEIROS
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RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA "PELA COMPREENSÃO"
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Orientador : NEUTON ALVES DE ARAÚJO
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MEMBROS DA BANCA :
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NEUTON ALVES DE ARAÚJO
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AFONSO NORBERTO DA SILVA
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VALDIRENE GOMES DE SOUSA
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WILTER FREITAS IBIAPINA
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Data: 30/08/2024
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O presente estudo de cunho bibliográfico tem como objetivo geral analisar possibilidades de aprendizagem da Análise Combinatória “pela compreensão” a partir da resolução de situações-problema. Para tanto, apresenta os objetivos específicos: a) Analisar, a partir do que revelam as pesquisas, as dificuldades da aprendizagem de Análise Combinatória no Ensino Médio; b) Reconhecer possibilidades metodológicas na resolução de situações-problema com ênfase na aprendizagem da Análise Combinatória “pela compreensão”; c) Apresentar uma SD na perspectiva da aprendizagem “pela compreensão” mediante a resolução de situações-problema sobre Análise Combinatória. Fundamentados em Boyer (1974), Bachx (1975), Eves (2011), Vazquez (2004) dentre outros, aborda-se o contexto histórico e contribuições da Análise Combinatória. Em sequência, apoiados em Moretti (2014), Pozo (1998), dentre outros, discorre-se sobre as reflexões de problema em geral e a resolução de problemas matemáticos. Em continuidade, apresenta-se uma Sequência Didática sobre o ensino e aprendizagem de Análise Combinatória “pela compreensão”, apoiados em uma perspectiva de Grossnickle e Brueckner (1965). Para tanto, durante o estudo, foram analisadas as dificuldades voltadas no âmbito da matemática e em específico no campo da Análise Combinatória. Em linhas gerais, os resultados desta pesquisa revelam que a proposta metodológica de resolução de situações-problema "pela compreensão" se apresentou como uma alternativa promissora, com possibilidade de superação da aprendizagem mecanicista. Tal abordagem, centrada na contextualização histórica, problematização e compreensão conceitual, permite aos alunos uma aprendizagem com potencialidade para o seu desenvolvimento cognitivo, com destaque, na Análise Combinatória.
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AFONSO ARAÚJO SALES
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Distribuições de Probabilidade com Geogebra: visualizando as intuições
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Orientador : AFONSO NORBERTO DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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IGOR FERREIRA DO NASCIMENTO
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AFONSO NORBERTO DA SILVA
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NATA FIRMINO SANTANA ROCHA
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PITAGORAS PINHEIRO DE CARVALHO
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Data: 02/09/2024
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Esta dissertação propõe possibilidades do uso do software Geogebra, com aplicação da dis- tribuição normal no cálculo da probabilidade. A proposta consiste no uso da calculadora
de probabilidade, recurso do Geogebra, em diferentes aplicações, e compara os resultados obtidos no cálculo da curva normal padronizada. Além disso, realizamos simulações no intuito de demonstrar resultados importantes, como o problema Agulhas de Buon.
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This dissertation proposed possibilities for using the Geogebra software, with the appli- cation of normal distribution in calculating probability. The proposal consists of using
Geogebra's probability calculator, resource, in dierent applications and comparing it with the results obtained in the calculation of the standardized normal curve. In addition, we carry out simulations in order to demonstrate important results such as the central limit theorem.
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LUCAS LIMA MENDES
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Triângulo de Pascal: Uma abordagem ampla no Ensino Regular
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Orientador : ANDERSON FABIAN DE SOUSA MENESES
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDERSON FABIAN DE SOUSA MENESES
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NATA FIRMINO SANTANA ROCHA
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JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
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Data: 16/09/2024
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Esta dissertação tem como intuito primordial apresentar novas perspectivas sobre o Triângulo de Pascal no contexto escolar. Trata-se de um tema complexo e pouco explorado neste nível de ensino, que traz consigo possibilidades de aplicação e curiosidades instigantes para despertar o interesse dos estudantes, potencializando processos de ensino e aprendizagem mais ecazes. Através de diferentes abordagens, é viável motivar e enriquecer o conteúdo tradicional da Matemática na educação básica, e trabalhar com situações de caráter interdisciplinar. O estudo traz um breve histórico sobre a origem do Triângulo e sua utilização ao longo do tempo por diversos matemáticos até Pascal. Além disso, são apresentados e discutidos resultados matemáticos obtidos a partir da análise dos elementos desse Triângulo. Por m, uma série de abordagens que relacionam o Triângulo a diferentes campos da Matemática são propostas, visando auxiliar os professores da educação básica na elaboração de atividades para suas aulas. Questões que envolvem conceitos matemáticos mais avançados também são abordadas, permitindo que cada educador escolha e adapte aquelas que forem mais adequadas à sua realidade. Com isso, busca-se proporcionar aos docentes da escola básica mais um recurso para a criação de propostas pedagógicas inovadoras que contribuam para o avanço da educação básica de forma envolvente e signicativa.
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This dissertation aims to present new perspectives on Pascal's Triangle in the school context. It is a complex and rarely explored topic at this educational level, which brings with it possibilities for application and intriguing curiosities to spark students' interest, thereby enhancing more eective teaching and learning processes. Through dierent approaches, it is possible to motivate and enrich the traditional content of Mathematics in basic education and work with interdisciplinary situations. The study provides a brief history of the origin of the Triangle and its use over time by various mathematicians up to Pascal. Additionally, mathematical results obtained from the analysis of the elements of this Triangle are presented and discussed. Finally, a series of approaches that relate the Triangle to dierent elds of Mathematics are proposed, aiming to assist basic education teachers in preparing activities for their classes. Issues involving more advanced mathematical concepts are also addressed, allowing each educator to choose and adapt those that are most suitable for their reality. In this way, the goal is to provide basic school teachers with an additional resource for creating innovative pedagogical proposals that contribute to the advancement of basic education in an engaging and meaningful way.
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