O discurso sobre o aluno de Língua Portuguesa na BNCC: o ensino fundamental anos iniciais e finais.
Análise Materialista de Discurso, BNCC, Língua Portuguesa,
Aluno.
Em meio às práticas pedagógicas do professor há documentos prescritivos
elaborados pelo Estado que guiam sua conduta. Esses documentos fazem parte da
política de Estado para democratizar o acesso ao ensino. Recentemente, homologaram
em 2018 à BNCC - Etapa do Ensino Infantil e a Etapa do Ensino Fundamental. Dentre
as três etapas da educação básica (Infantil, Fundamental e Médio), o Ensino
Fundamental apresenta uma heterogeneidade de alunos, com média entre 6 a 15 anos.
Dada a atualidade da BNCC e a amplitude do Ensino Fundamental, nos questionamos
quanto aos sentidos sobre esse aluno de língua portuguesa. Nosso objetivo central é
analisar os processos de produção e formulação de imaginários discursivos sobre o
sujeito-aluno do Ensino Fundamental de língua portuguesa materializados na BNCC.
Objetivamos, especificamente, descrever a materialidade linguístico-enunciativa da
BNCC com suas condições de produção sócio-histórico-ideológicas, identificar as
possíveis regularidades discursivas sobre a formação em linguagem desse aluno e
analisar o funcionamento das formações imaginárias relativas às noções de língua e do
sujeito-aluno dessa etapa. Nós filiamos a Análise Materialista do Discurso de Michel
Pêcheux (2015 [1984]) e Orlandi (1990, 2013, 2020). A metodologia da pesquisa é de
natureza documental e a abordagem qualitativa, descritivo-interpretativo. Selecionamos
quatro capítulos da BNCC Ensino Fundamental que descrevem essa etapa e a disciplina
de língua portuguesa para observar as ocorrências que fazem menção ao aluno de
língua. No geral, totalizou-se 91 ocorrências, das quais, algumas serão selecionadas
como SDs para a análise.