PROPPPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: CINTHIA GUIMARAES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : CINTHIA GUIMARAES DA SILVA
DATE: 28/08/2024
TIME: 08:30
LOCAL: UESPI
TITLE:

Autoria e produção escrita no Ensino Médio: uma análise do processo de escrita a partir
de arquivo pedagógico


KEY WORDS:

Autoria. Intepretação. Processo de escrita. Arquivo pedagógico.


PAGES: 65
BIG AREA: Lingüística, Letras e Artes
AREA: Lingüística
SUMMARY:

Este estudo parte do pressuposto de que os processos de leitura e escrita se constituem em práticas de linguagem de caráter discursivo, uma vez que o processo de
constituição do sujeito (leitor e autor) se realiza mediante os movimentos de interpretação e a
partir de posições historicamente determinadas. Tais aspectos apontam para as condições de
leitura/estudo em âmbito escolar, que influem sobre o processo de constituição do sujeito que
pode ocupar a posição ou função-autor, visto que, nas atividades escolares (leitura e escrita) o
sujeito do dizer (aluno) pode acabar anulando-se para ocupar o lugar de apenas reprodutor de
sentidos (ditos como) verdadeiros e predeterminados. Considerando esta problemática, esta
dissertação parte da hipótese de que, no ambiente escolar, as práticas discursivas de ensino da
leitura e da escrita, ao não possibilitar o espaço para refletir acerca da linguagem, afetam a
produção de autoria, pois o referente se fecha e não há possibilidade de negociação, de troca, de
confronto de sentidos produzidos por grupos que compõem a sociedade (antagonismo e
dominação). Contudo, trabalhar a construção do sentido pela leitura enquanto produção, a
linguagem como construção de um “real” e a escrita enquanto processo pode condicionar
espaços para que o aluno perceba que, na produção escrita, apesar de o sujeito estar mais
afetado pelas coerções, pelo social, há um espaço de trabalho que pode ser marcado pela
presença da dispersão e a busca pela unidade e negociação com o outro, dentre as possibilidades
de dizer e frente ao assujeitamento. Assim, este estudo investiga o processo de constituição e
construção do autor (autoria) pela prática de ensino da escrita mediada a partir de arquivo
pedagógico em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, a fim de que as práticas discursivas de
leitura e escrita sejam compreendidas como produção e espaços para movimentos de
interpretação, para a realização de gestos de interpretação, deslocamentos de sentidos e
domínios de memória. Para tanto, esta pesquisa, caracteriza-se como uma pesquisa-ação de
cunho quantitativo, de abordagem explicativa e discursiva, pautada em autores tais como:
Orlandi (1983); (Pêcheux, 1969, 1975, 1983, ([1982] /1994) e Coracini (1995, 1999); Foucault
([1970]/1996, 1997); Orlandi ([1999]/2002), ([1996])/2007), ([1988]/2008) e Possenti (2002,
2009) e Indursky (2019), dentre outros autores fundamentais. Para atender ao procedimento de
coleta, será delimitado um grupo focal, uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escolapública estadual localizada na zona urbana do município de Lagoa do Mato-MA, a fim derealizar o levantamento de dados pelo questionário na fase inicial, a aplicação da oficina pedagógica, gerando produções escritas e reescritas e, por fim, a atividade reflexiva para obter registro escrito dos participantes sobre o envolvimento deles com as práticas de ensino da leitura e escrita, propostas a partir da prática mediada pela aplicação da oficina pedagógica, a fim de elucidar um contexto/realidade, gerando conhecimento acerca do processo. Como resultados esperamos contribuir para o ensino de Língua Portuguesa pelo processo de leitura e escrita em perspectiva produtiva, que as compreende como espaços para o aluno construir sentidos e como possibilidade de vir a ocupar discursivamente a posição-autor em práticas em torno da escrita.


BANKING MEMBERS:
Interno - 332138 - ALAN LOBO DE SOUZA
Externa à Instituição - MARAISA LOPES - UFPI
Presidente - 332085 - TARCILANE FERNANDES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 23/08/2024 09:51
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