Persuasão e Sustentabilidade nos Vídeos Publicitários: Análise de Textos Multimodais à
Luz dos Estudos de Lim-Fei e Tan.
Linha de Pesquisa: Estudos da Linguagem: descrição e ensino.
Número de páginas: 53
Palavras chave (3 a 5):
Multimodalidade; Metalinguagem; Persuasão; Texto Publicitário.
A sustentabilidade tem sido um assunto importante e relevante na atualidade, principalmente no que se diz ao uso do plástico. Interessados nessa temática, desenvolvemos o presente trabalho focados na persuasão em três textos publicitários (corpus) e o uso do plástico. Para este fim, esta é uma pesquisa bibliográfica, documental e exploratória, com análise qualitativa dos dados. Esta pesquisa pode contribuir para a exploração de uma nova teoria em multimodalidade além de apresentar a investigação de um tema socialmente relevante, que é o equilíbrio do ser humano com o meio ambiente. Por isso, norteamo-nos através da metalinguagem pedagógica desenvolvida por Lim-Fei e Tan (2017) e posteriormente extendida por Lim-Fei (2018b), a multimodalide como proposta por Cavalcante et al (2016), Cavalcante et al (2019) e o viés de letramento de Jewitt e Kress (2003), Lankshear e Knoble (2013) e Mills e Unsworth (2017), além dos estudos da persuasão de Mills (2000), Tellis (2004) e O’Keefe (2016). Assim, nos questionamos 1. quais estratégias persuasivas encontraremos em textos publicitários com a temática do uso sustentável do plástico? 2. Como os textos publicitários podem ser analisados através da lupa teórica do método de Lim-Fei e Tan (2017)? Para responder estas perguntas, vamos como objetivo geral, identificar e analisar, no corpus, as estratégias multimodais linguísticas persuasivas sobre a temática da sustentabilidade do plástico à luz dos estudos de Lim-Fei e Tam (2017) e Lim-Fei (2018b). Então, como objetivos específicos, (1) identificar as estratégias linguísticas persuasivas em vídeos publicitários à luz dos estudos de Lim-Fei e Tam (2017) e a metafunção mensagem, (2) mostrar como se constrói linguisticamente o poder da persuasão nos vídeos publicitários e (3) complementar através de teorias linguísticas o método proposto de Lim-Fei e Tan (2017) e Lim-Fei (2018b). Para análise
dos dados iremos seguir a metodologia proposta por Penafria (2009) e Miles (2014).