PROPPPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA SILVELINE PEREIRA DA SILVA

STUDENT : FRANCISCA SILVELINE PEREIRA DA SILVA
DATE: 06/09/2024
TIME: 08:00
LOCAL: UESPI
TITLE:

Relações intertextuais em redações do Enem geradas por inteligência artificial

KEY WORDS:

Intertextualidade; Inteligência Artificial; Textos; Redação do Enem.

PAGES: 71
BIG AREA: Lingüística, Letras e Artes
AREA: Lingüística
SUMMARY:

Com o crescimento e o avanço do uso das tecnologias digitais, a forma como vivemos, interagimos e escrevemos vem se atualizando constantemente. A intertextualidade está presente nos textos que produzimos, isto é, um texto (ou enunciado) não pode ser considerado isoladamente, pois está constantemente em interação com outros textos, o que influencia na sua avaliação e compreensão. Dessa forma, esta pesquisa, tem como objetivos investigar o fenômeno da intertextualidade presente em redações do Enem produzidas por ferramentas de Inteligência Artificial (IA). Como objetivos específicos pretendemos analisar as relações intertextuais e quais as competências do Enem a IA é capaz de produzir se valendo da intertextualidade, identificar quais os tipos de intertextualidades conforme o quadro de Carvalho (2018) aparecem nas redações produzidas por IA e por humanos, verificando quais as funções discursivas das relações intertextuais encontradas nos textos analisados, considerando o contexto de produção. O ChatGPT será a ferramenta escolhida, ele é um chatbot gerador de conversas e textos de forma instantânea semelhantes aos textos escritos por humanos (Rudolph et al, 2023), essa IA vem causando impactos na academia, envolvendo questões desde autoridade do texto, ao uso para fins acadêmicos. Dessa forma, essa pesquisa se baseia em autores como Marcuschi (2008), Koch (2018), (2021), Cavalcante (2022), Bentes (2007), Carvalho (2018) para discussão sobre texto e intertextualidade. E autores como Salvagno et al (2023), Cope et al (2020), Rudolph et al (2023), Giannini (2023) para discussão sobre Inteligência Artificial e ChatGPT, além de outros autores que também foram fundamentais para a pesquisa. A metodologia empregada trata-se de uma pesquisa documental e descritiva, os exemplares dos textos serão selecionados e coletados para o corpus da pesquisa ao longo do segundo semestre de 2024, a amostragem será formada a partir de prints da página do ChatGPT, com base nos comandos fornecidos pelos autores da pesquisa, para a partir disso fazermos um mapeamento das redações.

BANKING MEMBERS:
Externa à Instituição - Isabel Muniz Lima - UFAL
Presidente - 286154 - FRANKLIN OLIVEIRA SILVA
Interna - 244636 - JANAICA GOMES MATOS
Notícia cadastrada em: 24/08/2024 08:00
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - DTIC - | Copyright © 2006-2024 - UESPI - sigaa-aplicacao-2.uespi.br.srv2inst1