PROPPPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: CINTHIA GUIMARAES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CINTHIA GUIMARAES DA SILVA
DATA : 29/08/2024
HORA: 08:30
LOCAL: UESPI
TÍTULO:

Autoria e produção escrita no Ensino Médio: uma análise do processo de escrita a partir de arquivo pedagógico


PALAVRAS-CHAVES:

Autoria. Intepretação. Processo de escrita. Arquivo pedagógico.


PÁGINAS: 65
RESUMO:

Este estudo parte do pressuposto de que os processos de leitura e escrita se constituem em práticas de linguagem de caráter discursivo, uma vez que o processo de constituição do sujeito (leitor e autor) se realiza mediante os movimentos de interpretação e a partir de posições historicamente determinadas. Tais aspectos apontam para as condições de leitura/estudo em âmbito escolar, que influem sobre o processo de constituição do sujeito que pode ocupar a posição ou função-autor, visto que, nas atividades escolares (leitura e escrita) o
sujeito do dizer (aluno) pode acabar anulando-se para ocupar o lugar de apenas reprodutor de sentidos (ditos como) verdadeiros e predeterminados. Considerando esta problemática, esta dissertação parte da hipótese de que, no ambiente escolar, as práticas discursivas de ensino da leitura e da escrita, ao não possibilitar o espaço para refletir acerca da linguagem, afetam a produção de autoria, pois o referente se fecha e não há possibilidade de negociação, de troca, de confronto de sentidos produzidos por grupos que compõem a sociedade (antagonismo e dominação). Contudo, trabalhar a construção do sentido pela leitura enquanto produção, a linguagem como construção de um “real” e a escrita enquanto processo pode condicionar espaços para que o aluno perceba que, na produção escrita, apesar de o sujeito estar mais afetado pelas coerções, pelo social, há um espaço de trabalho que pode ser marcado pela presença da dispersão e a busca pela unidade e negociação com o outro, dentre as possibilidades de dizer e frente ao assujeitamento. Assim, este estudo investiga o processo de constituição e construção do autor (autoria) pela prática de ensino da escrita mediada a partir de arquivo pedagógico em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, a fim de que as práticas discursivas de leitura e escrita sejam compreendidas como produção e espaços para movimentos de interpretação, para a realização de gestos de interpretação, deslocamentos de sentidos e domínios de memória. Para tanto, esta pesquisa, caracteriza-se como uma pesquisa-ação de cunho quantitativo, de abordagem explicativa e discursiva, pautada em autores tais como: Orlandi (1983); (Pêcheux, 1969, 1975, 1983, ([1982] /1994) e Coracini (1995, 1999); Foucault ([1970]/1996, 1997); Orlandi ([1999]/2002), ([1996])/2007), ([1988]/2008) e Possenti (2002, 2009) e Indursky (2019), dentre outros autores fundamentais. Para atender ao procedimento de coleta, será delimitado um grupo focal, uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escolapública estadual localizada na zona urbana do município de Lagoa do Mato-MA, a fim derealizar o levantamento de dados pelo questionário na fase inicial, a aplicação da oficina pedagógica, gerando produções escritas e reescritas e, por fim, a atividade reflexiva para obter registro escrito dos participantes sobre o envolvimento deles com as práticas de ensino da leitura e escrita, propostas a partir da prática mediada pela aplicação da oficina pedagógica, a fim de elucidar um contexto/realidade, gerando conhecimento acerca do processo. Como resultados esperamos contribuir para o ensino de Língua Portuguesa pelo processo de leitura e escrita em perspectiva produtiva, que as compreende como espaços para o aluno construir sentidos e como possibilidade de vir a ocupar discursivamente a posição-autor em práticas em torno da escrita.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 332085 - TARCILANE FERNANDES DA SILVA
Interno - 332138 - ALAN LOBO DE SOUZA
Externa à Instituição - MARAISA LOPES - UFPI
Notícia cadastrada em: 24/08/2024 08:03
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