PERCEPÇÕES LEITORAS EM TEXTOS MULTIMODAIS: OS SENTIDOS SÓCIO-SEMIÓTICOS DAS CORES NO LIVRO ILUSTRADO CATCHING THOUGHTS (2020)
Multimodalidade. Semiótica Social. Cores. Livros ilustrados. Percepções leitoras.
No contexto comunicativo atual, os textos estão cada vez mais compostos pela integração de múltiplos modos semióticos – tais como a imagem, a tipografia e o texto verbal. Como consequência, o ato de ler demanda o desenvolvimento de habilidades comunicativas que vão além da decodificação da palavra escrita. A cor, por exemplo, é um dos modos que precisam ser lidos, interpretados e compreendidos nas composições textuais contemporâneas. Sendo assim, o objetivo desta dissertação é investigar as percepções de um grupo de leitores acerca dos sentidos atribuídos às cores presentes no livro ilustrado Catching Thoughts (2020) no intuito de identificar possíveis potenciais sócio-semióticos da cor. Para tal fim, a fundamentamos em estudos sobre a multimodalidade (Kress, 2010; Jewitt, 2010; van Leeuwen, 2017); livros ilustrados (Linden, 2011; Nikolajeva; Scott, 2014; Serafini, 2014); vertentes semióticas (Hodge; Kress, 1988; Saussure, 2010; Peirce, 2010); e nos estudos interdisciplinares da cor (Caivano, 1998; Ledin; Machin, 2007; Regir; Kay, 2009; Silveira, 2015; Moutinho, 2015; Kress; van Leeuwen, 2020). Esta pesquisa qualitativa e descritiva segue os procedimentos do estudo de caso. Primeiramente, realizamos um levantamento bibliográfico das principais teorias e, com base nelas, delimitamos o caso às interpretações de um grupo de graduandos em Letras Inglês da Universidade Federal do Piauí e matriculados na matéria Habilidades Integradas em Língua Inglesa 8. Para coletar os dados, um questionário voltado para o perfil-leitor desses participantes e um grupo focal serão aplicados no contexto da disciplina. A partir desses instrumentos, analisaremos as percepções daqueles leitores e posteriormente estabeleceremos relações com as categorias da cor propostas por Kress e van Leeuwen (2021). Através de tudo isso, acreditamos que será possível descrever possíveis padrões de leitura em textos multimodais e observar como as perspectivas socioculturais dos indivíduos se manifestam na interpretação das cores.