PROPPPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA EDUARDA SOUSA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : MARIA EDUARDA SOUSA SANTOS
DATE: 30/08/2024
TIME: 15:00
LOCAL: UESPI
TITLE:

PERCEPÇÕES LEITORAS EM TEXTOS MULTIMODAIS: OS SENTIDOS SÓCIO-SEMIÓTICOS DAS CORES NO LIVRO ILUSTRADO CATCHING THOUGHTS (2020)

KEY WORDS:

Multimodalidade. Semiótica Social. Cores. Livros ilustrados. Percepções leitoras.

PAGES: 71
BIG AREA: Lingüística, Letras e Artes
AREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
SUMMARY:

No contexto comunicativo atual, os textos estão cada vez mais compostos pela integração de múltiplos modos semióticos – tais como a imagem, a tipografia e o texto verbal. Como consequência, o ato de ler demanda o desenvolvimento de habilidades comunicativas que vão além da decodificação da palavra escrita. A cor, por exemplo, é um dos modos que precisam ser lidos, interpretados e compreendidos nas composições textuais contemporâneas. Sendo assim, o objetivo desta dissertação é investigar as percepções de um grupo de leitores acerca dos sentidos atribuídos às cores presentes no livro ilustrado Catching Thoughts (2020) no intuito de identificar possíveis potenciais sócio-semióticos da cor. Para tal fim, a fundamentamos em estudos sobre a multimodalidade (Kress, 2010; Jewitt, 2010; van Leeuwen, 2017); livros ilustrados (Linden, 2011; Nikolajeva; Scott, 2014; Serafini, 2014); vertentes semióticas (Hodge; Kress, 1988; Saussure, 2010; Peirce, 2010); e nos estudos interdisciplinares da cor (Caivano, 1998; Ledin; Machin, 2007; Regir; Kay, 2009; Silveira, 2015; Moutinho, 2015; Kress; van Leeuwen, 2020). Esta pesquisa qualitativa e descritiva segue os procedimentos do estudo de caso. Primeiramente, realizamos um levantamento bibliográfico das principais teorias e, com base nelas, delimitamos o caso às interpretações de um grupo de graduandos em Letras Inglês da Universidade Federal do Piauí e matriculados na matéria Habilidades Integradas em Língua Inglesa 8. Para coletar os dados, um questionário voltado para o perfil-leitor desses participantes e um grupo focal serão aplicados no contexto da disciplina. A partir desses instrumentos, analisaremos as percepções daqueles leitores e posteriormente estabeleceremos relações com as categorias da cor propostas por Kress e van Leeuwen (2021). Através de tudo isso, acreditamos que será possível descrever possíveis padrões de leitura em textos multimodais e observar como as perspectivas socioculturais dos indivíduos se manifestam na interpretação das cores.

BANKING MEMBERS:
Externa à Instituição - VANIA SOARES BARBOSA - UFPI
Interna - 987465 - GISELDA DOS SANTOS COSTA
Notícia cadastrada em: 08/08/2024 11:18
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - DTIC - | Copyright © 2006-2024 - UESPI - sigaa-aplicacao-2.uespi.br.srv2inst1