ENTRE LITERATURA E HISTÓRIA: A metaficção dos esquecidos em Torto Arado.
Literatura; história; metaficção dos esquecidos
Essa dissertação analisa a relação entre Literatura e História e a metaficção dos esquecidos na obra Torto Arado de Itamar Vieira Junior, com foco nas estratégias de metaficção dos esquecidos utilizadas para dar visibilidade aos sujeitos esquecidos pela historiografia tradicional. O objetivo geral é analisar a relação entre Literatura e História na obra Torto Arado e como as estratégias metaficcionais convergem para subverter os sujeitos esquecidas. Especificamente, busca-se discutir os pressupostos teóricos das definições de Literatura e História numa perspectiva pós moderna. Propor um conceito para a metaficção
dos esquecidos com a finalidade de visibilizar os marginalizados. Compreender as estratégias metaficcionais empregadas na obra Torto Arado, com foco especial na representação das personagens. A base teórica do estudo se desdobra em três capítulos. No primeiro, são discutidos os conceitos de Literatura e História com base em Culler (1999), Acízelo (2007), Eagleton (2006), White (1992), Certeau (2011), Sharpe (1992), Jameson (2002), Hutcheon (1999), Rouanet (2012), Freyre (1993), Ricoeur (1994), Pesavento (2003), Jozef (2005) e Barros (2010). O segundo capítulo aborda a transição da metaficção convencional para a "metaficção dos esquecidos" em Torto Arado, fundamentando-se em teóricos como Gass (1960), Kerdeman (1991), Johntone (1987), Palmer (1971), Connor (1993), Hutcheon (1999), Geyh (2003), Fernandezem (2012), Waugh (1996), Aristóteles (2011) e Spivak (2010). O terceiro capítulo foca nas estratégias metanarrativas da obra, destacando contribuições de Bernardo (2012), Nitrini (2010), Kristeva (2012), Jameson (2002), Hutcheon (1991), Leitch (1983), Bakhtin (2000), Lopes (2013), Burke (1992), Foucault (1998), White (2001) e Dalcastagnè (2012). Metodologicamente, a pesquisa é de natureza básica, com abordagem qualitativa e caráter exploratório, utilizando a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo de Bardin (2009). Torto Arado é examinado por sua mescla de realismo mágico e prosa poética, revelando as lutas e resistências dos trabalhadores rurais descendentes de escravizados no sertão baiano. Conclui-se que a obra utiliza a "metaficção dos esquecidos" para questionar e ressignificar as narrativas históricas, propondo novas perspectivas sobre a formação social e cultural do Brasil. A literatura emerge como uma forma de resistência cultural, desafiando e reconfigurando as narrativas hegemônicas e celebrando a resistência dos personagens marginalizados, destacando a ligação intrínseca entre terra, identidade e memória.