IDAS-VINDAS, AFEIÇÕES E DESENCONTROS: itinerários musicais e circuitos de nós e dos outros
Antropologia do som; Perspectivismo; Música/Arte
Atividades performáticas podem constituir importantes faces de criação de lugar, identidade e de coesão dentro e entre pessoas. Nesses contextos, a música, enquanto signo, pode expressar diferentes alinhamentos sociais, ideias de grupo ou posições perante o mundo, além da possibilidade de gerar sintonia entre seus musicantes, tornando a prática determinante na concepção de um senso de pertencimento mesmo com conflitos para além dos arranjos musicais. As trajetórias da música apresentam diversidade quanto a sua ontologia, manifestação social, física e humana, compondo –ela(s) mesma(s) – um espaço sensível da alteridade. Assim, temos como objetivo compreender a música como mobilizadora de encontros entre pessoas que a experimentam como ponto de partida para as relações sociais nos grupos Baile Afrosamurai e Reação do Gueto. A pesquisa é de abordagem qualiquantitativa, utilizando o levantamento bibliográfico e documental. Para a fase de campo, o percurso
metodológico está sendo alicerçado na abordagem etnográfica e história de vida, extraindo testemunhos orais, lembranças, memórias pessoas, retratados por meio de narrativas e relatos, utilizando diário de campo, mediante anotações, registros de áudios e vídeos. Para a qualificação será apresentado três capítulos da dissertação e a produção científica/acadêmica do mestrando.