A POLÍTICA DE ACESSO A EDUCAÇÃO, COMO DIREITO PARA COMUNIDADES INDÍGENAS EM SITUAÇÃO DE MIGRAÇÃO E REFÚGIO, indígenas Warao em Teresina, Piauí (título provisório)
Educação escolar indígena; Indígenas Warao imigrantes e refugiados em Teresina(PI); Política educacional para o acesso de indígenas.
Essa dissertação aborda a temática da imigração de povos Venezuelanos, particularmente dos indígenas da etnia Warao. Os Warao tem adentrado o território brasileiro e em outros países latino-americanos após uma onda de crise política e econômica no país de origem. A pesquisa, de base qualitativa (Trivinos, 1987) e participante (Brandão, 2007), situa acontecimentos compreendidos entre 2019 quando se deu a chegada dos indígenas Warao na cidade de Teresina (PI) e 2023 ano de inauguração da primeira escola indígena. Os dados foram produzidos por meio de levantamento documental e entrevistas envolvendo pessoas integrantes da comunidade indígena Warao residente em Teresina; representantes da sociedade civil organizada que acompanham a comunidade desde sua chegada; gestores de políticas educacionais estatais e educadores que participaram do processo de inserção dos indígenas nas escolas da cidade de Teresina. Enfrentamos o seguinte problema de pesquisa: como vem se realizando o processo de definição e implementação da política para o acesso do povo indígena Warao ao sistema de ensino no estado do Piauí? Neste sentido o objetivo geral é analisar a política de acesso, como direito, para comunidades indígenas em situação de imigração e refúgio, considerando o caso dos indígenas Warao na cidade de Teresina, Piauí.