EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE TERESINA
Educação Infantil; Currículo; Educação antirracista; Racismo; Cultura
Esse resumo tem a pretensão de apresentar parte de uma pesquisa em andamento que trata de investigar se o currículo oficial da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teresina, entregue nas escolas no ano de 2008 (SEMEC, 2008), contempla questões que envolvam as relações étnico-raciais e a educação antirracista, dentro de seu texto, onde desenvolve habilidades e conteúdos elencados e organizados por bimestre em cada ano escolar. Seu título é “Educação Antirracista no Currículo da Educação Infantil de Teresina”. Como se desenvolve a educação antirracista nas instituições de educação infantil do sistema municipal de ensino de Teresina, tendo por base legal as leis 10.639/2003, que trata da Educação das relações étnico-raciais e a Lei 11.645/2008, que trata da obrigatoriedade do ensino de história e cultura indígena na educação formal?” E para conseguirmos responder tal questionamento teremos como Objetivo geral: analisar como acontece a educação antirracista nas instituições de educação infantil do sistema municipal de ensino de Teresina através do ensino de conteúdos que atendam às diretrizes da Lei 10.639/2003 e da Lei 11.645/2008. E como Objetivos específicos: verificar a legislação pertinente à inserção no currículo de conteúdos que tratam da educação antirracista através do ensino da cultura afro-brasileira e indígena, no âmbito das instituições de educação infantil do sistema municipal de ensino de Teresina; identificar referências às Lei 10.639/2003 e 11.645/2008, nos documentos curriculares de orientação didático-pedagógico elaborados pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teresina (SEMEC); e compreender como se efetivam as práticas pedagógicas que abordem a educação antirracista através do ensino dos conteúdos de acordo com as Leis 10.639/2003, e 11.645/2008 nas instituições de educação infantil do sistema municipal de ensino de Teresina. A metodologia que intencionamos aplicar, por se tratar de diálogos com educadoras que atuam em escolas de educação infantil, será qualiquantitativa, pois envolverá entrevistas semiestruturadas e rodas de conversa como bem detalha Gil (2002), haja vista a necessidade de coletar informações dentre as quais a percepção dessas professoras acerca de conceitos como preconceito, racismo e ações antirracistas em suas práticas pedagógicas cotidianas. Apesar de não ser uma temática inovadora, pois tal tema tem sido foco de diversas pesquisas desde o início desse século, o fato de focarmos num aparato didático, Nesse momento a pesquisa segue numa fase conclusiva de estruturação teórica acerca de alguns conceitos como currículo, cultura, racismo e educação infantil, apoiado nos escritos de Gomes (2010), Sacritãn (2013) e Cardoso (2022).