Banca de QUALIFICAÇÃO: NATANAEL SOARES PEREIRA

DATA : 27/08/2024
LOCAL: oline via Goole Meet
TÍTULO:
AÇÕES AFIRMATIVAS E PERMANÊNCIA DE COTISTAS NEGROS(AS) NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ:
 uma análise do ponto de vista da gestão

PALAVRAS-CHAVES:

Politicas e ações afirmativas, cotas raciais na universidade, politica de permanência para alunos cotistas na universidade, legislação antirracista, politicas de inclusão

RESUMO:

ESTADO DA ARTE SOBRE POLÍTICA E AÇÃO AFIRMATIVA

Para o exame de qualificação, será apresentado o primeiro capítulo, realizaremos um estado da arte sobre política e ação afirmativa. Para isso, abordaremos inicialmente o conceito das ações afirmativas, explorando as perspectivas de pesquisadores e pesquisadoras e suas vertentes e contribuições sobre o tema. No segundo tópico, será dedicado à análise das políticas e ações afirmativas. No primeiro subtópico, listaremos e analisaremos as normas da legislação antirracista do século XX, incluindo artigos constitucionais, decretos, tratados internacionais e outras leis, com base na realidade atual. Também listaremos e faremos a análise das normas da legislação antirracista do século XXI. No segundo subtópico, abordaremos as políticas e ações afirmativas, com foco nas políticas de cotas raciais nas universidades e no mercado de trabalho. O terceiro tópico, faremos uma análise da produção acadêmica sobre ação afirmativa no Brasil, abrangendo o período de 2016 a 2024. Após a pesquisa, examinaremos quais regiões têm produzido mais estudos e observaremos possíveis lacunas na literatura existente. Com base nesse levantamento, faremos uma análise detalhada de algumas produções do conhecimento, refletindo sobre os trabalhos e destacando as contribuições de cada um para nossa produção de dissertação.

MEMBROS DA BANCA:
Interno - 865303 - JOSE DA CRUZ BISPO DE MIRANDA
Interna - 286149 - IRANEIDE SOARES DA SILVA
Externo à Instituição - ADILSON PEREIRA DOS SANTOS - UFOP
Externo à Instituição - TULIO HENRIQUE PEREIRA - URCA
Notícia cadastrada em: 21/08/2024 16:17
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - DTIC - | Copyright © 2006-2024 - UESPI - sigaa-aplicacao-1.uespi.br.srv1inst1