Banca de QUALIFICAÇÃO: FAGNER DE SOUSA ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FAGNER DE SOUSA ARAUJO
DATA : 23/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: On line via Google Meet
TÍTULO:

POR UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL E ANTIRRACISTA: A POESIA AFRODESCENDENTE RESSIGNIFICANDO REPRESENTAÇÕES HISTÓRICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Sociedade. Cultura. Literatura Afroascendente. Educação.


PÁGINAS: 154
RESUMO:

Esta dissertação que tem como título:  Por uma educação decolonial e antirracista: a poesia afrodescendente ressignificando representações históricas, consiste em uma investigação acerca da poesia afrodescendente nas práticas pedagógicas e se esta é utilizada com finalidade educativa para a construção da identidade, cultura afro-brasileira e combate ao racismo em sala de aula. E referente aos objetivos específicos temos: perceber o surgimento das teorias raciais no contexto brasileiro e as lutas antirracistas no Brasil do século XX/XXI, que possibilitam identificar os espaços e os poderes da poesia afro-brasileira; assim como definir as categorias de análises como educação decolonial, racismo, poesia afrodescendente; refletir acerca da construção da identidade nas práticas pedagógicas envolvendo poesia afrodescendente, contrastando o modelo de educação que privilegia a liberdade com a pedagogia tradicional e descrever práticas pedagógicas que utilizam a poesia afrodescendente na sala de aula; investigar se a poesia afro-brasileira influência positivamente no processo de identidade dos estudantes que se autodeclaram afrodescendente na perspectiva dos docentes investigar  se estes têm experiencias exitosas com a poesia afro tendo como base as experiencias pessoais quer como como poeta/ poetisa ou ensinando literatura diante do compromisso com a diversidade étnico-cultural dos discentes que adentram ao espaço escolar. E por tratar-se de uma investigação atrelada a questões sociais, humanas, literárias e pedagógicas com pretensões subjetivas e multifatorial, opta-se pela modalidade de pesquisa qualitativa sendo bibliográfica e de campo. E como técnicas para o levantamento de informações são as observações e entrevistas, e para a analisar os dados opta-se pela análise de discurso e como método geral a hermenêutica como instrumento de interpretar e compreender objeto de estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 332055 - MARIA DA VITORIA BARBOSA LIMA
Interno - 91393 - ALCEBIADES COSTA FILHO
Externa à Instituição - SURYA AARONOVICH POMBO DE BARROS - UFPB
Notícia cadastrada em: 22/08/2024 12:30
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - DTIC - | Copyright © 2006-2024 - UESPI - sigaa-aplicacao-1.uespi.br.srv1inst1