Banca de DEFESA: DENISE CASTRO SOBRINHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DENISE CASTRO SOBRINHO
DATA : 18/11/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Híbrido
TÍTULO:

O PROCESSO DE INSERÇÃO DOS INDIGENAS WARAO NO SISTEMA FORMAL DE ENSINO NO PIAUI 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Indígenas Warao; Educação Escolar Indigena; Interculturalidade; Teresina;


PÁGINAS: 114
RESUMO:

Esta pesquisa financiada pelo Programa de Bolsas Institucionais da Uespi, analisa o processo de diáspora, migração e acolhimento dos indígenas Warao em Teresina Piauí, especificamente sua inserção no sistema formal de ensino. O povo indígena Warao, originário da região do Delta do Orinoco, na Venezuela, enfrenta desafios singulares em sua trajetória migratória, resultado de uma série de fatores complexos que incluem a crise econômica e política na Venezuela, bem como a deterioração ambiental que afeta sua terra ancestral. Esses fatores têm levado um número cada vez maior de Warao a buscar refúgio em países vizinhos, como a exemplo o Brasil. O objetivo principal desse estudo, é compreender o processo de inserção dos indígenas Venezuelanos Warao no sistema oficial de ensino do Piauí. Com esse estudo, propõe-se uma discussão sobre a diáspora Warao, dificuldades enfrentadas no Brasil, a atenção do Estado para com eles, o processo de acolhimento e estratégias de sobrevivência e adaptação. Busca-se ainda compreender o processo de inserção da etnia no sistema oficial de ensino bem como as medidas de acolhimento têm impactado na vida deles. A ideia partiu da necessidade de conhecer os desafios enfrentados por indígenas urbanos, de como a invisibilidade indígenas se configura   principalmente na situação dos Warao que além de indígenas são migrantes e refugiados. Esse estudo ainda pretende compreender as violações de direitos humanos que enfrentam bem como compreender as dinâmicas sociais e culturais que moldam suas vidas. A fim de concretizar o objetivo de analisar as relações entre desafios, inclusão, interculturalidade e educação escolar indígena, foi realizada uma (pesquisa exploratória descritiva com abordagem qualitativa, entrevista semiestruturada e metodologia da história oral e análise de conteúdo) buscando suporte bibliográfico e documental. A pesquisa se dará nos abrigos onde conversaremos com os 12 educadores Warao e assim conheceremos a demanda Warao de perto, esse público-alvo pesquisado é necessário para o desenvolvimento do estudo e do entendimento do mesmo, acerca das referências e metodologias citadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 332018 - TATIANA GONÇALVES DE OLIVEIRA
Interna - 170596 - LUCINEIDE BARROS MEDEIROS
Externa à Instituição - RENATA FERREIRA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 17/11/2025 11:24
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