Banca de DEFESA: LÍCIO LIMA MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LÍCIO LIMA MEDEIROS
DATA : 30/08/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de defesa do PPGED - CCE/UFPI
TÍTULO:

RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA "PELA COMPREENSÃO" 


PALAVRAS-CHAVES:

Análise combinatória; resolução de problemas; sequência didática.


PÁGINAS: 72
RESUMO:

O presente estudo de cunho bibliográfico tem como objetivo geral analisar possibilidades de aprendizagem da Análise Combinatória “pela compreensão” a partir da resolução de situações-problema. Para tanto, apresenta os objetivos específicos: a) Analisar, a partir do que revelam as pesquisas, as dificuldades da aprendizagem de Análise Combinatória no Ensino Médio; b) Reconhecer possibilidades metodológicas na resolução de situações-problema com ênfase na aprendizagem da Análise Combinatória “pela compreensão”; c) Apresentar uma SD na perspectiva da aprendizagem “pela compreensão” mediante a resolução de situações-problema sobre Análise Combinatória. Fundamentados em Boyer (1974), Bachx (1975), Eves (2011), Vazquez (2004) dentre outros, aborda-se o contexto histórico e contribuições da Análise Combinatória. Em sequência, apoiados em Moretti (2014), Pozo (1998), dentre outros, discorre-se sobre as reflexões de problema em geral e a resolução de problemas matemáticos. Em continuidade, apresenta-se uma Sequência Didática sobre o ensino e aprendizagem de Análise Combinatória “pela compreensão”, apoiados em uma perspectiva de Grossnickle e Brueckner (1965). Para tanto, durante o estudo, foram analisadas as dificuldades voltadas no âmbito da matemática e em específico no campo da Análise Combinatória. Em linhas gerais, os resultados desta pesquisa revelam que a proposta metodológica de resolução de situações-problema "pela compreensão" se apresentou como uma alternativa promissora, com possibilidade de superação da aprendizagem mecanicista. Tal abordagem, centrada na contextualização histórica, problematização e compreensão conceitual, permite aos alunos uma aprendizagem com potencialidade para o seu desenvolvimento cognitivo, com destaque, na Análise Combinatória.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.180.553-** - NEUTON ALVES DE ARAÚJO - UFPI
Interno - 97590 - AFONSO NORBERTO DA SILVA
Interna - 266376 - VALDIRENE GOMES DE SOUSA
Externo à Instituição - WILTER FREITAS IBIAPINA - UFPI
Notícia cadastrada em: 25/08/2024 14:13
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