PROPPROFMAT MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: HISLLEY FEITOSA MENESES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HISLLEY FEITOSA MENESES
DATA : 28/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Núcleo de Pós-Graduação-NPG, Sala 04
TÍTULO:

A CATENÁRIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Catenária; Sequência Didática; Ensino Médio.


PÁGINAS: 105
RESUMO:

A curva catenária é um fenômeno matemático e físico intrigante que desempenha um
papel crucial em várias áreas, como engenharia, arquitetura, e também é encontrada na

natureza. Embora a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabeleça que a mate-
mática no Ensino Médio deve ser integrada e aplicada à realidade em diversos contextos,

a catenária sequer é mencionada como exemplo nos livros didáticos. Nesse contexto, este
trabalho buscou abordar a questão de como explicar essa curva e suas propriedades no

Ensino Médio. Portanto, o objetivo geral é investigar as propriedades matemáticas e apli-
cações da curva catenária e propor uma Sequência Didática (SD) para o Ensino Médio.

Apresentamos a relação entre a BNCC e a catenária, bem como sua história, aplicações
e equação. Consequentemente, desenvolvemos o Produto Educacional (a SD), que inclui
uma sequência de aulas para o estudo da catenária, com atividades envolvendo pular
corda, bolhas de sabão e a construção do arco catenário. Concluiu-se que o estudo da
catenária no Ensino Médio e o uso da SD podem potencializar o ensino e a aprendizagem
da matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GUILHERME LUIZ DE OLIVEIRA NETO
Interno - 146592 - ARNALDO SILVA BRITO
Presidente - 332029 - NATA FIRMINO SANTANA ROCHA
Notícia cadastrada em: 24/08/2024 09:11
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - DTIC - | Copyright © 2006-2024 - UESPI - sigaa-aplicacao-1.uespi.br.srv1inst1