A CATENÁRIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Catenária; Sequência Didática; Ensino Médio.
A curva catenária é um fenômeno matemático e físico intrigante que desempenha um
papel crucial em várias áreas, como engenharia, arquitetura, e também é encontrada na
natureza. Embora a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabeleça que a mate-
mática no Ensino Médio deve ser integrada e aplicada à realidade em diversos contextos,
a catenária sequer é mencionada como exemplo nos livros didáticos. Nesse contexto, este
trabalho buscou abordar a questão de como explicar essa curva e suas propriedades no
Ensino Médio. Portanto, o objetivo geral é investigar as propriedades matemáticas e apli-
cações da curva catenária e propor uma Sequência Didática (SD) para o Ensino Médio.
Apresentamos a relação entre a BNCC e a catenária, bem como sua história, aplicações
e equação. Consequentemente, desenvolvemos o Produto Educacional (a SD), que inclui
uma sequência de aulas para o estudo da catenária, com atividades envolvendo pular
corda, bolhas de sabão e a construção do arco catenário. Concluiu-se que o estudo da
catenária no Ensino Médio e o uso da SD podem potencializar o ensino e a aprendizagem
da matemática.