PROPPROFMAT MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LUCAS LIMA MENDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS LIMA MENDES
DATA : 16/09/2024
LOCAL: Sala 14, Campus Clóvis Moura - UESPI
TÍTULO:

Triângulo de Pascal: Uma abordagem ampla no Ensino Regular

PALAVRAS-CHAVES:

Triângulo de Pascal; Triângulo Aritmético; Binômio de Newton; Número Binomial.

RESUMO:

Esta dissertação tem como intuito primordial apresentar novas perspectivas sobre o Triângulo de Pascal no contexto escolar. Trata-se de um tema complexo e pouco explorado neste nível de ensino, que traz consigo possibilidades de aplicação e curiosidades instigantes para despertar o interesse dos estudantes, potencializando processos de ensino e aprendizagem mais ecazes. Através de diferentes abordagens, é viável motivar e enriquecer o conteúdo tradicional da Matemática na educação básica, e trabalhar com situações de caráter interdisciplinar. O estudo traz um breve histórico sobre a origem do Triângulo e sua utilização ao longo do tempo por diversos matemáticos até Pascal. Além disso, são apresentados e discutidos resultados matemáticos obtidos a partir da análise dos elementos desse Triângulo. Por m, uma série de abordagens que relacionam o Triângulo a diferentes campos da Matemática são propostas, visando auxiliar os professores da educação básica na elaboração de atividades para suas aulas. Questões que envolvem conceitos matemáticos mais avançados também são abordadas, permitindo que cada educador escolha e adapte aquelas que forem mais adequadas à sua realidade. Com isso, busca-se proporcionar aos docentes da escola básica mais um recurso para a criação de propostas pedagógicas inovadoras que contribuam para o avanço da educação básica de forma envolvente e signicativa.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 227114 - ANDERSON FABIAN DE SOUSA MENESES
Interno - 332029 - NATA FIRMINO SANTANA ROCHA
Externo à Instituição - JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES - UFPI
Notícia cadastrada em: 11/09/2024 18:10
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - DTIC - | Copyright © 2006-2024 - UESPI - sigaa-aplicacao-2.uespi.br.srv2inst1