CIBERMUSEU DA FARINHADA: Educação Patrimonial e inovação tecnológica no ensino de História para jovens, adultos e idosos
Ensino de História, Educação Patrimonial, TDICs, Curralinho dos Nunes
A escassez de informações relacionadas à história local e às manifestações culturais de povoados do interior do Brasil é algo recorrente, esta pesquisa desenvolve-se no povoado Curralinho dos Nunes (MA), onde a farinhada artesanal possui um importante papel na economia local. A farinhada ocorre todos os anos entre os meses de maio a agosto, através do processamento da safra de pequenos lavradores da agricultura familiar, seguindo um conjunto de técnicas, subjetividades e saberes ancestrais compartilhados entre os lavradores da região, que remetem às práticas de povos originários. Vários dos membros envolvidos na farinhada são estudantes da Educação de Jovens Adultos e Idosos na Escola Municipal Higino Nunes, escola do povoado. Valorizar a identidade dos estudantes, através do estudo da história local, fazeres, celebrações, tradições orais e manifestações culturais é indispensável para a construção de um conhecimento histórico mais acessível e inclusivo. Esta pesquisa busca compreender a viabilidade/potencialidade da construção do saber histórico através da utilização da Educação Patrimonial e da tecnologia digital, buscando discutir a Educação Patrimonial à luz das inovações tecnológicas como propostas no Ensino de História na EJAI. Além de produzir uma plataforma educativa online com informações sobre a História local e o Patrimônio Imaterial do Curralinho dos Nunes – MA que poderá ser utilizada por estudantes e professores, contendo materiais didático-pedagógicos e sugestões de como trabalhar com a Educação Patrimonial vinculada ao ensino de História. A pesquisa será desenvolvida através do método qualitativo e exploratório, a produção dos dados se dará através de entrevistas com análise subjetiva na etapa de coleta de dados e contando com observação participante em campo. A Educação Patrimonial aliada à internet, promove a troca de informações e incentiva a comunicação entre indivíduos de lugares e realidades diferentes, promovendo a circulação de ideias plurais. A valorização da identidade da comunidade e o respeito às dinâmicas do mundo do educando promovem a transformação social dos estudantes através do acesso à educação. Palavras-chave: Ensino de História, Educação Patrimonial, TDICs, Curralinho dos Nunes