PROPPROFHIST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - PARNAÍBA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLÁUDIA MARIA FERRO DE OLIVEIRA

DISCENTE : CLÁUDIA MARIA FERRO DE OLIVEIRA
DATA : 30/08/2024
LOCAL: Link da videochamada: https://meet.google.com/yxa-avjk-jjz

Literatura Indígena Contemporânea. Literatura indígena infanto-juvenil. Ensino de história. Ensino Fundamental I.

Este trabalho dissertativo nominado “LITERANDO VOZES ANCESTRAIS: do prazer da leitura à construção de saberes históricos sobre os povos indígenas, tem como objetivo geral investigar o potencial da literatura indígena como prática de ensino construtora de saberes históricos não estereotipados. Os objetivos específicos são: discutir e conhecer a prática de ensino de professores no que confere a temática dos povos indígenas nas séries iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da cidade de Parnaíba-PI; identificar escritores e livros de literatura indígena que versam sobre tradições, cultura e problemáticas dos povos indígenas no Brasil, a fim de implementar oficinas de contação de histórias para problematizar, disseminar e fomentar os saberes históricos e propor a atividade Rotação por Estações de Aprendizagem1, à partir de uma obra literária indígena para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, como produto educacional. Nosso estudo se apoia em autores como: Bittencourt (2013) na perspectiva de ensino de história; Cunha (1992 e 1998), Monteiro, J. (1999) e Almeida (2010) com ensino de história indígena; Soares (2005), Kleiman (1995) e Tfouni(1995) no Letramento; Rojo (2012), Multiletramentos; Freire (1996) e Tardif (2002) em Prática educativa. Coelho (2000) Literatura Infantil; Thiél (2013) e Dorrico (2018 e 2020) sobre Literatura Indígena Brasileira Contemporânea. Daniel Munduruku e outras vozes indígenas, que produzem obras literárias, além de outros estudos correlatos. Por tratar-se de uma pesquisa social a abordagem é qualitativa. Quanto aos objetivos, de natureza exploratória-descritiva. A metodologia quanto aos procedimentos, pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. Para a coleta de dados: aplicação de entrevista com os docentes das turmas do 3o, 4o e 5o ano e oficina de contação de histórias. Para o produto educacional propõe-se um roteiro de uma Rotação de Estações de Aprendizagem com a obra “Pássaro Encantado” de Eliane Potiguara.

Externa à Instituição - VIVIANE LETÍCIA SILVA CARRIJO - PUC - SP
Presidente - 268405 - FABRICIA PEREIRA TELES
Interno - ***.179.913-** - JOAO PAULO PEIXOTO COSTA - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 26/08/2024 16:34