OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NA CIDADE DE URUÇUÍ-PI
Educação Física Escolar. Formação Continuada. Ensino Médio
A formação continuada para o professor de Educação Física desempenha um papel crucial no aprimoramento de suas habilidades e conhecimentos ao longo de sua carreira, influenciando diretamente no seu fazer pedagógico. A presente pesquisa objetiva analisar o processo de formação continuada para professores de Educação Física do ensino médio da rede estadual de ensino jurisdicionada à 11ª Gerencia Regional de Educação na cidade de Uruçuí no Piauí. A organização do referencial teórico está estruturada em três capítulos, onde no primeiro aborda-se breve histórico sobre o desenvolvimento das políticas públicas para formação continuada no Brasil a partir da criação da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96. O segundo capítulo versa sobre a questão da formação continuada e profissionalização docente, enquanto o terceiro corresponde a formação continuada na visão dos professores de educação física: reflexão sobre a prática. Para alcançar o objetivo proposto foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem quantitativa de caráter descritivo. Para coleta de dados utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário fechado aplicado para quinze professores de educação física, além de uma entrevista realizada com a coordenadora de ensino da 11ª Gerencia Regional de Educação. Os resultados encontrados revelaram que os professores são conscientes da importância dos programas de formação continuada, porém, se limitam aos desafios encontrados para participar de tais ações, que vão desde o espaço geográfico onde atuam, à forma de organização, na maioria das vezes online, sem a participação direta dos docentes e fora do contexto no qual estão inseridos. Contudo, é necessário repensar a elaboração e programação das políticas de formação continuada, de maneira que se criem condições para que os professores participem e tenham mais autonomia na construção de conhecimentos, pois, são seres pensantes, capazes de refletir, de construir e propor novas concepções e práticas de sua própria formação continuada de forma a enriquecer seu pensar e fazer pedagógico. A partir dos resultados foi desenvolvido um programa de formação continuada para atender à demanda local, contemplando os ditames da BNCC.