Evasão de alunas na educação física no ensino médio: problemática que envolve presença e não participação nas práticas corporais
Educação física; Ensino Médio; Práticas Corporais; Evasão; Alunas
Atualmente a Educação Física é um componente Curricular Obrigatório da Educação Básica, responsável por tematizar a cultura corporal de movimento, tais como: jogos e brincadeiras, danças, lutas, esportes, ginástica e práticas corporais de aventuras. Por isso todos os estudantes necessitam usufruir dessa gama de conteúdos e benefícios que podem ser proporcionados por esse componente curricular. Entretanto, parte das alunas tem deixado de participar das aulas de Educação Física, especificamente envolvendo as práticas corporais. Dessa forma a presente pesquisa tem como objetivos: Identificar os motivos pelos quais as alunas evadem das aulas de Educação Física no Ensino Médio apartir da percepção dos professores e das estudantes, discutir sobre a evasão de alunas nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, além de refletir sobre possíveis intervenções para o enfrentamento da problemática nas aulas de Educação Física da cidade de Oeiras/PI.A metodologia envolve uma pesquisa de campo de caráter descritivo e natureza quantitativa/qualitativa que teve como instrumento de coleta de dados um questionário fechado para obtenção de dados junto às alunas e um questionário com questões abertas para obtenção de informações junto aos docentes. Resultados Parciais: Os resultados, tanto do questionário aplicado às alunas quanto o aplicado aos professores, mostraram que existem vários fatores que contribuem para a evasão de alunas nas aulas de Educação Física dentre eles: os conteúdos abordados nas aulas com prevalência dos esportes tradicionais, metodologias utilizadas pelo professor, questões de gênero, ausência de infraestrutura e materiais didáticos. Dessa forma foi possível compreender que a problemática da evasão de alunas nas práticas corporais envolve questões de ordem externa e em sua grande maioria fatores interno. Por isso a necessidade de discussões e reflexões a cerca dos problemas que estão sob a capacidade de resolução de cada um dos envolvidos no processo ensino e aprendizagem, para daí então se pensar em pssibilidades de intervenções para minimizar a problemática em questão.