Banca de QUALIFICAÇÃO: ÂNGELA CARLA CRUZ VIEIRA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ÂNGELA CARLA CRUZ VIEIRA DOS SANTOS
DATA : 20/10/2024
HORA: 10:00
LOCAL: NPG - UESPI
TÍTULO:

AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO INTEGRAL DOS ESCOLARES DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMOCIM - CE 


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Física; Educação Integral; Jogos Cooperativos. 


PÁGINAS: 126
RESUMO:

Introdução: A Educação Física Escolar tem como objetivo primeiro facilitar o acesso dos educandos às práticas da cultura corporal do movimento. Por meio dela, o ser humano passa a interagir consigo e com os outros, procurando se comunicar e se expressar, através dos movimentos, os quais o ajudam a conhecer e a perceber seu corpo, suas limitações e suas potencialidades, além de oportunizar a construção de conhecimentos, diversão e lazer. Os jogos cooperativos exercem um papel muito além da diversão e do lazer, pois possibilitam aprendizagem de diversas habilidades e são meios que contribuem para o desenvolvimento social, motor, afetivo e intelectual dos educandos. Objetivo: Analisar, a partir de oficinas pedagógicas nas aulas de Educação Física Escolar, as contribuições dos jogos cooperativos para a educação integral de educandos das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Camocim-CE. Como objetivo complementar, conceber e publicar um Livro sobre Jogos Cooperativos e suas implicações para as séries finais do Ensino Fundamental. Metodologia: É uma pesquisa-ação, que tem como instrumentos de coleta de dados: a) Diários de Campo, para as observações durante as aulas de Educação Física; b) Questionário de Diagnóstico; e c) Grupo Focal, através de rodas de conversa, guiadas por um roteiro sistematizado para o diagnóstico das contribuições e o impacto das vivências dos jogos cooperativos para os educandos pesquisados. A professora-pesquisadora através das oficinas pedagógicas de jogos cooperativos, fomentou experiências que os educandos relacionem os jogos cooperativos e analisará suas contribuições para o desenvolvimento integral dos sujeitos. Resultados Parciais: Os resultados, tanto do questionário quanto do Grupo Focal, mostraram que os educandos gostam de participar das aulas de Educação Física. São motivados pelas atividades inclusivas e cooperativas caracterizadas pela ausência de vencedores. Também, observou-se nas respostas dos escolares, que em alguns momentos, os mesmos já presenciaram condutas de desarmonia ou brigas entre seus pares e atitudes de exclusão nas aulas de Educação Física, notadamente pela predominância do caráter seletivo das atividades, em que os menos habilidosos eram excluídos ou se excluíam no desenvolvimento da mesma, gerando entre os educandos sentimentos de desânimo, raiva, desmotivação e tristeza. Recurso Educacional: O livro “100 Jogos Cooperativos para aulas de Educação Física Escolar do Ensino Fundamental” é uma proposta pedagógica e metodológica para a intervenção e desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas, afetivas e sociais, por meio de jogos cooperativos, possíveis de serem realizados nas aulas de Educação Física, assim como em outros momentos educativos. Conclusões Parciais: Com as respostas anotadas e o conjunto discursivo produzido no Grupo Focal, temos amadurecido conclusões de que a prática de jogos cooperativos nas aulas de Educação Física Escolar promove uma educação integral com características de desenvolvimento dos aspectos motores, cognitivos, afetivos e a construção de valores associados à solidariedade e integração social. Presente nas aulas de Educação Física dos escolares pesquisados, os jogos cooperativos foram acolhidos com motivação e repercutiram em narrativas positivas sobre sua prática na escola. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - REGINA CELIA VILANOVA CAMPELO
Presidente - ***.848.113-** - FABIO SOARES DA COSTA - UFPI
Interno - ***.574.702-** - MESAQUE SILVA CORREIA - UFPI
Interna - 84989 - YULA PIRES DA SILVEIRA FONTENELE DE MENESES
Notícia cadastrada em: 17/09/2024 09:23
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