Banca de QUALIFICAÇÃO: FABÍOLA PACHECO DOS SANTOS MENDES COÊLHO

DISCENTE : FABÍOLA PACHECO DOS SANTOS MENDES COÊLHO
DATA : 20/10/2024
LOCAL: NPG - UESPI

O “LUGAR” DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: PERCURSOS DOCENTES NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO NO MUNICÍPIO DE WALL FERRAZ-PI

Educação Física Escolar; Novo Ensino Médio; Currículo; Lei 13.415/2017; BNCC/2018.

Introdução: O contexto histórico da Educação Física enquanto componente curricular da Educação Básica mostra o quão foi desafiador para a mesma conquistar seu “lugar” (pelo menos, como disciplina) no currículo escolar. Tal é a prerrogativa da Educação Física Escolar, ter o seu lugar no espaço escolar sempre influenciado pelos movimentos da sociedade em constante transformação. Embora tenha respaldo legítimo (Lei n° 10.328/2001), no que se refere à “obrigatoriedade” das aulas da disciplina em todos os níveis da Educação Básica, seu “lugar” vem sempre sendo ameaçado pelas políticas de Estado para a Educação. Um exemplo recente são as mudanças decorrentes da implementação do Novo Ensino Médio no país que culminou em uma expressiva perda de espaço curricular, de tempo efetivo de aulas, de postos de trabalho de professores, no âmbito escolar. Objetivo: Analisar as transformações sofridas pela Educação Física Escolar no processo de implementação do Novo Ensino Médio, a partir de seus documentos norteadores e dos percursos docentes de professoras deste componente curricular de uma escola pública estadual do município de Wall Ferraz – PI. Metodologia: A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e de natureza analítica. Inicialmente, será realizada uma Análise Documental do “lugar” da Educação Física nas Políticas Educacionais anteriores à Reforma do Ensino Médio, nos documentos norteadores da reforma e, por fim, na arquitetura do Currículo do Piauí, que entrou em vigor no ano de 2022 e, posteriormente, será realizada uma Análise Interpretativa de narrativas docentes instituídas pela História de Vida de duas professoras (dentre elas, a professorapesquisadora), que tem acompanhado todo o processo de implementação do Novo Ensino Médio no município de Wall Ferraz – PI. Resultados Parciais: A análise dos documentos norteadores da Reforma do Ensino Médio, a Lei nº 13.415/2017, implementada em todo o país a partir do ano de 2022, revelou que essa propositura, a priori, foi de construção de uma nova identidade que levasse em consideração a superação do modelo dual e elitista, desconectado dos ideais da sociedade contemporânea. As propostas contidas não sanaram os problemas, mas provocaram mudanças extremas na organização curricular do Ensino Médio, impactando fortemente a Educação Física Escolar. De tentativa de supressão à fixação de um “lugar” sob a prerrogativa de estudos e práticas, tal componente curricular foi levado a uma situação de invisibilidade acrescida, acentuando ainda mais as problemáticas que a acompanham desde a sua introdução no âmbito escolar. Recurso Educacional: Partindo do postulado de que a Educação Física Escolar precisa lidar com questões fundamentais devido à sua especificidade e que um desses aspectos refere-se ao planejamento sistemático de seus conteúdos, a proposta do Percurso de Aprofundamento “Corporeidade” para aulas de Educação Física no Ensino Médio foi concebida como Recurso Educacional com a premissa de que a organização curricular e a prática pedagógica da disciplina constituem elementos fundamentais para fortalecer a legitimidade desse componente curricular no âmbito escolar e, consequentemente, vir a ser mais valorizado. Conclusões Parciais: Ao longo do seu percurso, a Educação Física Escolar construiu uma história carregada de fundamentações legais. Entretanto, a falta de clareza e consenso de tais ordenamentos a conduziram por um caminho marcado pela busca constante de meios para definir sua relevância no contexto educacional. Tal fato revela que nem sempre o alicerce legal produz legitimidade efetiva. Os diferentes contextos que atravessam o tempo sempre põem em dúvida a sua importância e/ou até mesmo a sua permanência enquanto disciplina no currículo escolar. O contexto do Novo Ensino Médio, pelo menos no que se refere ao Currículo do Piauí, a colocou sobre um lugar de incertezas impactado pela hierarquização de conhecimentos, revelando para a mesma uma acentuada perda de espaço, devido à redução da sua carga horária. Entretanto, as proposituras contidas na Lei nº 14.945/2024 representam uma expectativa de que talvez um novo arranjo para essa disciplina possa se concretizar.

Externa à Instituição - MARIA DE NAZARETH FERNANDES MARTINS - UFPI
Interno - ***.561.953-** - EDVALDO CESAR DA SILVA OLIVEIRA - IFPI
Presidente - ***.848.113-** - FABIO SOARES DA COSTA - UFPI
Interno - 170627 - JOSE CARLOS DE SOUSA