Banca de QUALIFICAÇÃO: KÁTIA CRISTINA NEWTON BOMFIM MACIEL

DISCENTE : KÁTIA CRISTINA NEWTON BOMFIM MACIEL
DATA : 30/08/2024
LOCAL: Teresina

PROFISSIONALIDADE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: desafios do trabalho docente em escolas do campo

Trabalhador(a) e educação(a); Escola do Campo; Trabalho docente; profissionalização e profissionalidade docente.

A proposição integra o contexto temático da Educação do Campo, discutindo as relações da educação com o trabalho docente nas escolas do campo. A atenção se volta ao modo como professores(as) que atuam em escolas deste território se situam no mundo do trabalho profissional e da profissionalidade, tendo como referência os componentes da construção conceitual e histórica “trabalhadores(as) em educação” e considerando as diretrizes e desafio para a aplicabilidade na atuação de docentes em escolas do campo de assentamento da reforma agrária no Piauí. O problema a ser enfrentado neste estudo é o seguinte: professores(as) que atuam em escolas do campo em áreas de assentamento da reforma agrária no Piauí se reconhecem e são reconhecidos(as) como trabalhadores(as) em educação? Tem-se como objetivo geral analisar dados da experiência de professores (as) que atuam em escolas do campo em assentamentos da reforma agrária do Piauí sobre o trabalho profissional e político-pedagógico que realizam, considerando os desafios de consolidar a condição de trabalhadores(as) da educação na escola do campo. A proposta implica uma pesquisa de abordagem qualitativa, com trabalho de campo, por meio de entrevistas, somadas à levantamentos bibliográficos e documentais. Serão envolvidas na pesquisa duas escolas da rede pública, situadas em assentamentos da reforma agrária no Piauí. As entrevistas semiestruturadas serão realizadas com três docentes que atuam em cada uma das duas escolas participantes da pesquisa, sendo dentre os três um/uma vinculado(a) à equipe gestora da escola. Na construcão da base teórica tem-se autores(as) como: Frigotto (2000), Souza (2018), Ornellas e Monteiro (2005), Antunes e Alves (2004), Martins; Arroyo e Augusto (2012), Caldart (2002), dentre outros(as). Como contribuição espera-se que o estudo aponte caminhos para dar suporte a outras pesquisas, a reflexão e a afirmação de direitos que favoreçam a valorização do(a) profissional da Educação do Campo e o (auto)reconhecimento como trabalhadores(as) da educação.

Interna - 170596 - LUCINEIDE BARROS MEDEIROS
Interno - 170597 - ROBSON CARLOS DA SILVA
Externa à Instituição - MARIA DO SOCORRO DA SILVA ARANTES
Externa à Instituição - MARLI CLEMENTINO GONÇALVES